Drenagem Linfática
O QUE É?
O sistema linfático compõe-se de uma rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluídos dos tecidos e dos órgãos (linfa). O processo de chegada dos fluídos aos tecidos é mais intenso que o da saída. Assim, há excesso de líquido no espaço intersticial (entre as células), que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos. Portanto, o fluído dos tecidos que não volta aos vãos sanguíneos é drenado para os capilares linfáticos existentes entre as células.
A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.
Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.
Em consequência disso, tem-se: redução do edema, maior hidratação e nutrição celular, maior rapidez na cicatrização de um ferimento (em consequência de uma melhor irrigação sanguínea decorrente da diminuição do edema) e reabsorção mais rápida de hematomas e equimoses.
A drenagem linfática manual trata-se de uma técnica não invasiva, composta por manobras suaves, lentas, monótonas e rítmicas feita com as mãos, que devem obedecer ao trajeto do sistema linfático superficial. Ela tem por objetivo a redução de edemas e linfedemas (que surgem em situações pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências.
A manobra pode ser realizada no corpo todo, quando o intuito é prevenir e tratar quadros simples de retenção de líquido e relaxar, ou apenas na região que necessita de tratamento. Trabalhando o corpo todo, ou apenas uma região específica, todo o corpo será beneficiado, uma vez que a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.
Esta técnica diferencia-se de outros métodos de massagem, especialmente da clássica, por não produzir vasodilatação arteriolar superficial
(hiperemia) e por utilizar pressões manuais extremamente suaves e lentas.
Portanto, massagem e drenagem são duas técnicas distintas. Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis. Por isso, é preciso ter atenção, pois várias técnicas de massagem são utilizadas de maneira inadequada e denominadas, falsamente, de drenagem linfática manual, causando prejuízos aos pacientes.
São descritas na literatura complicações clínicas graves do uso inadequado e inadvertido de técnicas de massagem tais como hematomas hepáticos, necrose de gordura subcutânea, deslocamento uretral, embolização arterial renal, dentre outras. Devemos salientar que outras técnicas de massagem e terapias manuais são indicadas como coadjuvantes e complementares para o tratamento de algumas disfunções estéticas. Porém, devem respeitar a integridade dos tecidos manipulados e não podem ser denominadas como drenagem linfática manual.
ORIGEM
Desde a antiguidade os médicos possuíam noções sobre a linfa e os vasos linfáticos, sendo conhecidos desde as primeiras dissecações feitas por Hipócrates (450 a.C.) e posteriormente Vesalius no século XVI.
O primeiro relato de utilização da drenagem linfática data de 1892, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a aplicação da técnica. Em 1936, o dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa.
Em 1977, os professores Albert e Oliver Leduc, adaptaram o método do professor Föeldi e do Dr. Vodder, demonstrando mediante radioscopia, o efeito de aceleração do fluxo linfático mediante drenagem linfática manual.
Atualmente a técnica de drenagem linfática manual difundiu-se por todo o mundo e é utilizada em diversos serviços de saúde para o tratamento de muitas patologias.
COMO FUNCIONA
De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa em direção aos gânglios). Esta prática melhora a circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquido.
INDICAÇÕES
Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.
BENEFÍCIOS FÍSICOS
Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço.
- Melhora a qualidade do sono.
- Melhora a elasticidade da pele, circulação sanguínea, sistema imunológico e a tonificação muscular.
- Estimula o equilíbrio do sistema digestivo.
- Promove uma renovação celular.
- Desintoxica, hidrata e tonifica.
- Diminui o estresse.
- Melhora o metabolismo.
BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS
Bem-estar imediato.
- Estimula os sentimentos positivos.
- Relaxa o corpo e a mente.
- Melhora a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a autoestima.
TRATAMENTO
Esse procedimento tem a duração média de 50-60 minutos. É indicado que se faça um tratamento de 10 (dez) sessões, que deve ser feito de forma frequente para que os resultados sejam visíveis. Claro que tudo vai depender de cada caso. Primeiramente será realizado uma avaliação para poder estipular uma média sessões
Você mora em Timbó ou região próxima?
Para comemorar a inauguração da Eleva - Centro de Fisioterapia Integrada, estamos abrindo uma oportunidade única!
Você pode ganhar uma MASSAGEM RELAXANTE totalmente de graça!
É importante dizer que essa oportunidade será aberta para uma quantidade pequena de pessoas que desejam conhecer a nova clínica.
Reforçamos que é uma oportunidade única devido à inauguração da clínica e provavelmente não vai se repetir.
Então se você quer ganhar uma massagem relaxante maravilhosa entre em contato através do formulário abaixo e fale com a nossa secretária Bruna que vai te atender muito bem.
Esperamos seu contato!
Importante: Não enviamos Spam. Também não enviamos ofertas no seu celular. Respeitamos sua privacidade.
Mary Stela da Silva
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta formada há mais de
30 anos pela universidade Tuiuti do Paraná
Especialista em Acupuntura há mais de
15 anos (IBRATE)
Outras formações:
- Ozonioterapia
- RPG
- Dry Needling
- Magnetoterapia
- Mulligan
- Reabilitação Vestibular
ATENDIMENTO
Segunda a quinta - 08:00 às 19:00
Sexta - 08:00 às 17:30
Sábados e Domingos - Fechado
CONTATOS
AGENDE SEU HORÁRIO!
(47) 99285-9301
(47) 3306-2373
contato@elevafisioterapia.com
Você mora em Timbó ou região próxima?
Venha experimentar a Drenagem Linfática na Eleva!
Você merece sentir essa maravilhosa sensação de bem estar!
Entre em contato pelo formulário abaixo. Será um prazer atender você!
Importante: Não enviamos Spam. Respeitamos sua privacidade.
CONTATO
Eleva - Centro de FIsioterapia Integrada
(47) 3306-2373
(47) 99285-9301
Chame agora :)
Rua Aracajú, 194 - Centro
Timbó, SC
contato@elevafisioterapia.com
MÍDIAS SOCIAIS
POLÍTICAS
Política de Privacidade
Termos de Uso
MENU
Copyright © 2020 - ELEVA - Centro de Fisioterapia Integrada. Todos os direitos reservados.